5 DESTINOS ACONCHEGANTES PARA DESCANSAR EM SÃO PAULO - Enquanto Isso | @beaviaja

Breaking

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

5 DESTINOS ACONCHEGANTES PARA DESCANSAR EM SÃO PAULO

    O desejo da maioria dos paulista é fugir do caos de São Paulo-SP em alguns finais de semana, se você quer conhecer uma cidade tranquila mas ainda não sabe qual, aqui vão as minhas sugestões:

1. Salesópolis, 110 km de São Paulo

Foto por  
        

        A cidade de Salesópolis se sobressai com seu atrativos naturais, a cidade pacata reúne incríveis trilhas, cachoeiras e parques. A nascente de um dos rios mais importantes do Estado, "Nascente do Tietê" fica localizada dentro do “Parque Estadual das Nascentes do Rio Tietê” localizado no bairro da Pedra Rajada, a 17 km do centro da cidade.
        Outros atrativos da estância são, o Parque do Pinheirinho, com área de cerca de 300 ha onde existe florestas naturais e reflorestamentos de “pinus araucária”, “pinus eliot” e eucaliptos. o Casarão Senzala, uma construção do final do século 18 guarda aspectos originais, como algumas paredes de taipa de pilão, portas e janelas, cujo o objetivo era servir como uma parada para descanso e posto de troca de mercadorias – inclusive escravos – dos comerciantes que percorriam a rota, "Rota do Sal".
        Atualmente o Casarão funciona como um restaurante com funcionamento aos domingos, das 11h30 às 15h.

        A Tradicional Feira de Quinta-feira de Mês, uma tradição vinda desde o início do século XX, como promessa dos fiéis pelo fim da varíola, doença que ocasionou mortandade na região. Em toda primeira Quinta-feira de cada mês se realiza a Missa, Procissão ao Santíssimo e a tradicional feira, sendo considerado um dia santo. Localização: Ruas do centro da cidade.

        Espaço Cultural Dita Parente (Antigo Mercado Municipal), Igreja Matriz de São José, Portal Artístico, Barragem de Ponte Nova, Mirante da Torre, Museu da Energia – Usina Parque, Casa do Artesão, Casarão do Café e outros pontos turísticos podem ser incluídos em seu roteiro!

Saiba mais sobre Salesópolis: O QUE FAZER EM SALESÓPOLIS-SP
Hospedagem em Salesópolis-SP: HOSPEDE-SE EM SALESÓPOLIS-SP

Nascente do Tietê | Foto por O Liberal - Turismo


2. São Francisco Xavier, 150 km de São Paulo

Igreja Matriz de São Francisco Xavier | Foto por @beaviaja

          O interior de São Paulo continua nos surpreendendo com lugares encantadores, como São Francisco Xavier, na Serra da Mantiqueira. Uma cidade pequena e rural que está em evolução, São Xico para os mais íntimos, ao redor da Igreja Matriz tem um centrinho encantador, com lojas de artesanatos, restaurantes e cafeterias rústicos. Mas a cidade não acaba por aí, o vilarejo é completamente cercado por montanhas proporcionando trilhas, cachoeiras e até a possibilidade de esportes radicais. 
           Mirante Pedra de São Francisco, Trilhas Pouso do Rochedo, Cachoeira Pedro David, Trilhas da Reserva Santa Barbara, Pico do Focinho D'Anta são as trilhas mais famosas da cidade.

           O Festival do Muriqui, nome dado pelo macaco típico da Mata Atlântica, ocorre todo inverno há 3 anos, no mês de aniversário de São José dos Campos. O festival traz o maracatu, a fanfarra, o jazz, o funk soul, cortejos, oficinas e parque com materiais naturais, convidando o público a interagir com as diferentes expressões da arte. Comida boa e diversão.

Valfena em São Xico | Foto por TripAdvisor


Saiba mais sobre São Xico-SP: O QUE FAZER EM SÃO FRANCISCO XAVIER-SP
Hospedagem em São Xico-SP: HOSPEDE-SE EM SÃO FRANCISCO XAVIER-SP 





3. São Luís do Paraitinga, 175 km de São Paulo

         Cores, comidas e artesanatos. A cidade que preserva a arquitetura em estilo colonial da época dos barões do café, rodeada de belas cachoeiras e a tradicional cultura caipira, atraindo os turistas para São Luiz do Paraitinga, cidade famosa pelo carnaval de marchinhas e que está mais unida do que nunca, após ter se recuperado da grande enchente que atingiu o local em 2010.

Um dos ângulos da Praça Oswaldo Cruz | Foto em @beaviaja
         A Praça Oswaldo Cruz, é obrigatória em seu roteiro, por ser um "museu a céu aberto", todos os casarões e prédios em arquitetura colonia, foram restaurados com muito apreço, o nome da praça é uma homenagem ao epidemiólogo Oswaldo Cruz. Essa praça é palco das diversas festas, eventos e shows da patrocina.

         São Luís é uma cidade muito festiva e o Carnaval não fica de fora dessa, com marchinhas tradicionais, a banda da cidade e muita decoração.



Saiba mais sobre São Luíz do Paraitinga-SP: O QUE FAZER EM SÃO LUÍZ DO PARAITINGA-SP
Hospedagem em São Luíz do Paraitinga-SPHOSPEDE-SE EM SÃO LUÍZ DO PARAITINGA-SP

As roupas coloridas de São Luis | Fotos em @beaviaja

4. Campos do Jordão, 180 km de São Paulo

         Friozinho e um chocolate quente? Sol e parque ao ar livre? Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira não tem erro. A cidade possui um charme mais requisitado durante as épocas frias do ano mas o que poucos sabem é que a cidade tem passeio que agradam em todas as estações do ano!

Vista do Parque Amantikir para a Serra da Mantiqueira

          Na minha opinião, o principal atrativo da cidade é o Parque Amantikir, o existem mais de 700 espécies de plantas neste parque. A Vila Capivari, reúne as melhores lojas, restaurantes e eventos, sendo o "point noturno", por ali mesmo você poderá comer em na melhor e mais famosa pastelaria, a Pastelaria do Maluf. O Téleférico da cidade, Parque Estadual Campo do Jordão, o Museu Felícia Leiner, o Morro do Elefante, a Ducha de Prata e muitos outros atrativos.



Parque Amantkir

Pórtico de Campos do Jordão 


Saiba mais sobre Campos do Jordão: O QUE FAZER EM CAMPOS DO JORDÃO-SP
Hospedagem em Campos do Jordão-SP: HOSPEDE-SE EM CAMPOS DO JORDÃO-SP

5. Cunha, 220 km de São Paulo

O Lavandário em Cunha | Foto @beaviaja


         O Lavandário é definitivamente o lugar mais visitado em Cunha, e exitem mais de 5 MOTIVOS PARA VOCÊ IR CONHECER O LAVANDÁRIO,  mas não possui somente isso, a cidade reúne natureza, boa gastronomia e cultura tradicional. O Parque Estadual da Serra do Mar protege importante remanescente de matas, a mais de mil metros de altitude, com árvores de grande porte como cedro, peroba, maçaranduba, araucária, canela, ipê e outras, além de cachoeiras.
         A Casa do artesão, Galeria Quinta essência, o Museu Municipal Francisco Veloso, Igreja São José e mais pontos turístico.

         O Mercado Municipal de Cunha me encantou demais! É bem tradicional, queijos, salames, artigos de couro, brinquedos antigos, cachaças, doces artesanais, frutas e verduras, peixes, artesanatos, livros e HQ's, arroz e feijão por kilo e todas essas tradições são facilmente encontrados!

Mercado Municipal de Cunha - SP | Foto @beaviaja


Saiba mais sobre Cunha-SP: O QUE FAZER EM CUNHA-SP
Hospedagem em Cunha-SP: HOSPEDE-SE EM CUNHA-SP


         TOPA CONHECER UM POUCO DE CADA UMA DAS CIDADES EM UMA ÚNICA TEMPORADA? Como eu disse lá no início, toda viagem depende de planejamento portanto dê uma lida em PLANEJANDO SUA VIAGEM DO ZERO | VIAGEM PARA INICIANTES e aproveite este mini-guia feito exclusivamente para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário