El Tinoco, o túnel místico do Chile - Enquanto Isso | @beaviaja

Breaking

quinta-feira, 14 de maio de 2020

El Tinoco, o túnel místico do Chile



    A comuna de San José del Maipo é caminho para chegar na Cordillera del Ande, no Chile! E foi um dos passeios que fiz com a minha família em Dezembro de 2017. O percurso até as cordilheiras tem muita história interessante e a que mais se destaca com certeza é a do El Tinoco ou Túnel del Willy, O TÚNEL ASSOMBRADO DO CHILE. E esse nome tem um história bem trágica. 



O Túnel

El Tinoco ou Túnel del Willy

        O Túnel Tinoco, fazia parte do primeiro sistema ferroviário do Chile, servindo de passagem para os trens que ligavam as cidades da região entre 1914 até 1980 e possui cerca de 600 metros de extensão, hoje o Túnel Tinoco é um dos poucos lugares que ainda restam e que podem ser visitados. Por isso, existem milhares de turistas que andam a pé, de moto ou mesmo de veículo, a seus 600 metros com o chão cheio de pedras.


    A entrada luminosa, com paredes abertas em forma de arco, mostra uma visão muito bonita das montanhas do rio Maipo, mas bastam alguns passos para que a escuridão tome conta do lugar cujo fechamento final ocorreu em 1985. Há quem atravesse a escuridão de seus 600 metros de extensão para chegar ao santuário de cata-ventos feito para homenagear Willy.





El Willy



   Guillermo Antonio Rojas Reyes mais conhecido como "El Willy" nasceu em 25 de junho de 1980, ele sempre foi reconhecido como um cara entusiasmado, amigo de todos, líder do Diretório Acadêmico, ele se destacava nos esportes e era muito estudioso. Willy viveu em Santiago, especificamente na comuna de Peñalolén. Em 1998, aos 18 anos de idade, ele foi aceito no curso de Engenharia de Biotecnologia na Universidade do Chile, e alguns meses depois Willy se suicidou enforcado dentro do Túnel Tinoco. Infelizmente a morte do garoto se tornou um ""atrativo"" famoso deste túnel. Existem teorias sobre o suicídio de Willy, alguns dizem ter sido uma desilusão amorosa, outros dizem que Willy sofria de depressão e em certo momento ele não aguentou mais.


    Desde então, o Túnel é considerado como místico por muitos Chilenos e turistas, em uma das pontas do túnel existe uma "animita", que é uma espécie de santuário, onde as pessoas levam objetos em homenagem ao Guillermo, e além das homenagens ele ganho o título de milagroso, então dezenas de pessoas visitam este lugar diariamente, fazem pedidos e algumas afirmam que ele cumpre com os pedidos então elas voltam lá e deixam "presentes" para ele, quando eu fui, eu preferi não gravar nenhum dos objetos nem nada, mas tinham muitas camisetas de time, chaveiros e bandeiras de time e porta-retratos.

Homenagens ao Willy

         Mas o item que se destaca são os cata-ventos, segundo os pais do Willy, ele se comunica através do vento, por isso, muitos visitantes levam cata-ventos como oferenda e fazem pedidos ao passar por ali. Dizem que o espírito de Guillermo ronda o local, pessoas dizem que viram fantasmas e o próprio Willy dentro do túnel, algo que só pode ser verificado ao visita-lo, porque não há registros disso. Em uma pedra emoldurada por mosaico tem o escrito: “Para nós, Willy fala através dos cata-ventos, por favor não o cale. Seus pais.” 
        Para a sua família Willy está onde sempre desejou estar, nos pés da cordilheira rodeado pela natureza e fazendo companhia para aqueles que necessitam. A saída do túnel é um presente, por entre arcos de pedras entra luz e o som do rio Maipo.

           Eu não tive coragem de ir até o fim do túnel, mas entrei com meu pai até um certo ponto e tiramos uma selfie! Minha mãe nem quis entrar hahah.


Nenhum comentário:

Postar um comentário