ROTEIRO DE VIAGEM: Explore Curitiba em 4 dias - Enquanto Isso | @beaviaja

Breaking

sexta-feira, 22 de março de 2019

ROTEIRO DE VIAGEM: Explore Curitiba em 4 dias

Siga meu instagram @beaviaja e acompanhe as viagens sempre em tempo real!!

    Curitiba é uma cidade maravilhosa, e que por incrível que pareça não se resume ao Jardim Botânico e Operá de Arame, muito pelo contrário, Curitiba possui mais de 40 parques, mais de 20 museus dedicados a diversos pontos da história,



Sexta-feira, 01/03: Chegada e Jantar na Champagnat
    Partimos de São Paulo por volta das 10 da manhã, foram 7 horas de viagem de carro, com algumas paradas pelo caminho para comer e etc. Chegamos em Curitiba-PR por volta das 21h da noite.
   Nossa hospedagem foi feita dias antes, pelo Booking.com, foi muito complicado achar um hotel que coubesse nas nossas economias, não fosse tão precário e ainda mais por ser época de Canaval!

HOTEL BLUMENAU (Clique aqui e garanta um desconto!)
     Por sorte e muito trabalho da minha mãe! Achamos o Hotel Blumenau, que foi nosso cantinho durante os 4 dias em Curitiba ❤ um hotel econômico, mas bem confortável já que a ideia era apenas passar as noites e tomar um bom café da manhã. 
   O café da manhã é simples, uma mesa apenas, é bom acordar no horário para garantir que os melhores bolos estejam por lá! A localização também é ótima, ao lado do Shopping Mueller, em algumas quadras você tem feirinhas e museus, de frente para um parque dos parques de Curitiba!



@hotelblumenau
Foto: Beatriz Gomes @beaviaja
   ⚠️ O hotel não possui piscina, nem academia, jantar ou refeições que não sejam café da manhã. Não possui estacionamento em seu espaço, mas um estacionamento conveniado na rua da frente.

FEIRA GASTRÔNOMICA NOTURNA PRAÇA UCRÂNIA - CHAMPAGNAT
   Uma das feiras mais famosas de Curitiba, um ponto turístico e tanto! Nosso primeiro passeio são pelos diferentes food trucks e barracas, os preços são razoáveis, mas é bom andar olhando os preços por toda feira, existem diferenças de preços entre produtos bem semelhantes (principalmente os lanches). A feira é bem movimentada e vale a visita!
   Não se assuste ao ouvir "pão com vina", são similares aos nossos cachorros-quentes, mas tem uns temperos especias de Curitiba, prato indispensável na sua visita a capital por amigáveis 20 reais. A Feira Gastronômica, também chama atenção por reunir pratos de variadas culturas, são as tortilhas mexicanas, os lanches com queijo minas, as empanadas argentinas, a cerveja alemã, os sorvetes europeus kurtos, e mais!!

Praça da Ucrânia, Curitiba - Paraná, Brasil
Sexta-feira das 17:00 - 22:00


Sábado, 02/03 - Torre Panorâmica, Museu do Automóvel e Parque Barigui, Vinícula Durigan, Bairro Santa Felicidade, Praça do Japão e Shopping Mueller

   No 2° dia

✪ Torre Panorâmica, o primeiro tour do dia foi pela Torre Panorâmica de Curitiba. O suporte da telefonia celular está no ponto mais alto de Curitiba, permitindo uma visão da cidade em 360 graus. Sua altura é de 109,5 metros ficando numa altitude 1.050 metros do nível do mar. Inaugurada em Dezembro de 1991 e é administrada em conjunto pela Oi e o Instituto Municipal de Turismo que ali fornece orientações turísticas, abrigando também o Museu do Telefone.

Ingressos:R$ 6,00 por pessoa.
Meia entrada - R$ 3,00 para crianças de 05 à 09 anos e para idosos.
Crianças menores de 5 anos não pagam a entrada.

Obs: A venda de ingressos é feita apenas até às 18h30.
P.S.: Excepcionalmente, em dias de grande movimento, poderá ocorrer o fechamento antecipado do portão de entrada da Torre Panorâmica, conforme o tempo estimado de espera na fila para venda até às 18h30.

✪ Museu do Automóvel, localizado no Parque Barigui, é um prato cheio para os amantes de carros, são cerca de 70 veículos em exposição. Na verdade o acervo do museu é de 150 veículos que se alternam de tempos em tempos nas 70 vagas disponíveis, a coleção conta com os Vintages, Nacionais e de Corrida.
    Os veículos pertencem aos associados do CAAMP, o Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná, que são justamente os fundadores do Museu. O que mais me impressionou, é que os veículos parecem nunca ter sido usados.


    Durante as minha visita, as coleções em exposição eram Sala dos Campeões, contando com objetos como troféus, capacetes, fotos e macacões de vários pilotos automobilísticos e os carros. Salão dos Anos Dourados, especializada em carros americanos Pós-Guerra e um Terceiro salão, com diversos veículos antigos.

✪ Parque Barigui, São 1.400.000 m2, de puro ar livre, natureza, pessoas fazendo exercícios, pessoas caminhando, espaços como quadras e marcações para corrida, um lago imenso que ajuda a conter as enchentes do Rio Barigui, que antigamente eram tão comuns em alguns trechos da parte mais baixa de Curitiba. Lembrando que uma das entradas do Parque Barigui fica exatamente de frente ao Museu do Automóvel.



  Se você der sorte, ainda pode fotografar as capivaras!!! Por volta das 14h decidimos ir almoçar, apostar no  Bairro Santa Felicidade, a 7 quilômetros do centro.

✪ Bairro Santa Felicidade, o bairro foi formado pelos primeiros imigrantes italianos chegaram ao Paraná. Hoje é famosa por seus muitos restaurantes finos, onde comida típica italiana é servida. A opção de almoço mais famosa da região é o Restaurante Velho Madaloso, mas o mais famoso é justamente um dos mais caros!

   Como sempre, nós caminhamos em busca do melhor preço e encontramos o Restaurante Portal, por apenas 35 reais por pessoa, um Rodízio de massas suuuuper bem servido!!
   Além do rodízio de massas, o restaurante serve outros tipo como rodízio de carnes, a la carte, buffet e mais no cardápio.


Localização: Av. Manoel Ribas, 5800
Santa Felicidade - Curitiba - PR
Horário: das 11h ás 23h
Com cerca de 5 minutos de caminhada na Av. Manoel Ribas, na altura do nº 6169, é possível conhecer a Velha Adega e Vinícola Durigan.

 ✪ Vínicola Durigan, a família Durigan, imigrantes italianos, chegou ao Paraná no século 19 vindo de Treviso, na Itália. Depois de passar por Morretes, no litoral do estado, fixaram residência no planalto curitibano, hoje chamado de Santa Felicidade. A Vínico la é bem característica do bairro portanto é um passeio muito bom para conhecer a história de Santa Felicidade.
      Apesar de não ser muto sofisticada, a loja é bem cuidada e a decoração encanta, Disponibiliza degustação de muitos dos produtos vendidos, e principalmente de seus vinhos, licores e frizantes. E para aqueles que possuem alguma restrição ao vinho, também é possível provar o sucos de uva.
Vinícola Durigan | @beaviaja


✪ Praça do Japão, a arquitetura oriental faz todo o clima para um bom descanso, a Praça foi construída em 1993, com o Portal Japonês, a Casa da Cultura e a Casa de Chá. Homenageando os filhos do "Sol Nascente" que dedicando-se à agricultura no Paraná. Existem espalhadas pela praça 30 cerejeiras enviadas do Japão pelo Império Nipônico.
    Assim como diversos parques e praças curitibanos, ela me surpreendeu na limpeza e cuidado, é uma praça que não oferece muito além de descanso e fotos, mas inegável o cuidado com o gramado, os lagos limpados e a arquitetura intacta! 

Localização: Av. Sete de Setembro com Av. Rep. Argentina - Água Verde. Tel.: (41) 3264-5474 (Sociedade Nipônica)
Horário: Praça - diariamente / Casa da Cultura - terça a domingo, das 9h às 18h / Cerimônia do Chá - quintas-feiras das 9h às 16h.

Ônibus: Expresso Santa Cândida/Capão Raso (Estação Central - Rua Pres. Faria). Descer na Praça do Japão.
Acesso: Rua Cândido Lopes / Rua Dr. Muricy / Av. Mal. Deodoro / Rua Emiliano Perneta / Rua Des. Motta/ Av. Sete de Setembro.


   Hora de voltarmos para casa, vulgo hotel, e para o jantar fomos na opção mais próxima, o Shopping Mueller.
✪ Shopping Mueller, não seria nossa primeira opção quando pensamos em compras, assim como os shoppings argentinos, ele é bem abastecido de marcas/grifes caras (pelo menos para meu orçamento!). Mas além disso, possui muitos andares e uma praça de alimentação oferece bastante opções para todos os gostos (e países).

     O Shopping foi inaugurado em 1993, sendo o primeiro espaço destinado exclusivamente para um grande centro de compras em Curitiba, ocupa as antigas instalações de uma metalúrgica, a Metalúrgica Mueller, sendo um prédio histórico, do final do século XIX.
 
Localização: Avenida Cândido de Abreu, 127 | Centro Cívico, Curitiba-PR
Site: www.shoppingmueller.com.br/

Horário de funcionamento
Dom 14:00 - 20:00
Seg - Sáb 10:00 - 22:00


Domingo, 03/03 - Feira do Largo da Ordem, Relógio das Flores, Zombie Walking e Rua 24 horas.
     D.
   ATENÇÃO: Fomos caminhando até o Largo da Ordem, mas caso sua hospedagem seja muito distante, os ônibus     .

✪ Feira do Largo da Ordemé um evento aberto que ocorre a cada domingo, das 9h às 14h, no Largo da Ordem, centro histórico. Foi criada há 44 anos como uma feira de artesanato, e tornou-se parada obrigatória para turistas, nas manhã de domingo. São mais de 1500 barracas de artesanato e gastronomia, é possível encontrar uma infinidade de produtos nas mais diversas categorias.
     Para nossa sorte a Feira estava apenas há alguns quarterões do hotel, pois realmente não imaginávamos toda a caminhada que seria, começamos pela Feira, na rua do Memorial Curitibano! O Passeio é uma super opção para domingo, já que neste dia os museus, lojas e alguns parques estarão fora de funcionamento.



clique para ver mais de perto
Dentro da Feira do Largo da Ordem existem atrações escondidas:
  • BAR DO ALEMÃO E O FAMOSO "CHOPP SUBMARINO"
Chopp Pilsen e uma dose de steinhäger, formam o famoso Submarino, o maior atrativo para os turistas e boêmios de Curitiba. Custa cerca de 20 reais, o que é barato levando em consideração a fama turística.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:
TODOS OS DIAS - Domingo : 11:00h às 02:00h

Localização: Rua Doutor Claudino dos Santos, 63, São Francisco
Site: http://www.bardoalemaocuritiba.com.br/
  • MEMORIAL DE CURITIBA
    Entre as ruas da Feira do Largo da Ordem, encontramos o Memorial Curitibano. Inaugurado em 1996, o Memorial da Cidade de Curitiba é um espaço dedicado à memória, às artes e à cultura da cidade. O público pode assistir a apresentações musicais, ver exposições de arte, peças de teatro ou participar de palestras.

  O projeto dos arquitetos Fernando Popp e Valéria Bechara, destaca-se entre as antigas construções do Setor Histórico, pelo seu estilo arrojado. O prédio tem quatro pavimentos e um terraço. São  três salas para exposições, o Teatro Londrina e uma praça ampla no térreo que permite realizar eventos.


     Sim, o teto permite uma entada de luz impressionante demais!! Várias obras de arte estão em exposição permanente no Memorial e o Salão Paranaguá abriga a histórica Capela dos Fundadores.



Localização: Rua Claudino dos Santos – São Francisco
Tel.: (41) 3321-3263 / 3321-3313
Horário: Terça a sexta das 9hs às 18hs. Sábados e domingos das 9h às 15h.
Acesso: A pé, partindo da Praça Tiradentes, entrar na(s) rua(s) do Rosário e/ou José Bonifácio.
  • A MESQUITA CURITIBANA
      Em poucos metros caminhando pelo Centro Histórico é possível contemplar a diversidade religiosa da região. Destaque para as Igrejas da Ordem; Rosário; e Presbiteriana; Templo Hare Krishna; Catedral; entre outras. Uma das mais visitadas e apreciadas é a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib – ou Mesquita de Curitiba.


    Por conta da necessidade da comunidade árabe na capital paranaense, foi construída a Mesquita, teve projeto arquitetônico de Kamal David Curi (cristão de origem árabe). Inaugurado em 1972, uma
estrutura admirável com uma cúpula central – junto de duas torres denominadas minaretes e orientadas em direção à cidade sagrada de Meca.

    As visitas em maior número acontecem aos domingos das 10h às 13h30. A visita exige algumas recomendações
     No interior há escritórios; biblioteca; anfiteatro; e decoração produzida através de doações realizadas pela comunidade muçulmana e empresários árabes da região.
     Mesquita de Curitiba é um marco da luta contra o preconceito.

Realização: Todos os domingos.
Horário: Das 9h às 14h.
Local: Setor Histórico - Rua São Francisco X Rua Mateus Leme X Largo da Ordem X Rua Claudino dos Santos X Rua Martin Afonso

✪ Relógio das Flores


     Para chegar ao Relógio, não adianta perguntar aos moradores sobre a " Praça Garibaldi", eu e minha família andamos por várias quadras e ruas, perguntando e usando o mapa, "a toa", pois fica bem ao lado do início da Feira na Av. Muricy com a Av. Jaime Reis. 




✪ Zombie Walking, Curitiba tem um evento especial no primeiro domingo de carnaval, um "carnaval zumbi". E para nossa sorte estávamos tranquilamente caminhando pela Praça Osório e região, e encontramos a concentração do "Zombie Walking". As fantasias são as mais diversas e bizarras, com temas de filmes e/ou séries!



  






 Quer ver mais fotos desse evento?? Vem no @zombiewalkcuritiba_oficial 👀









✪ Rua 24horas, é ponto de encontro dos curitibanos e dos turistas, ela inclui diversas gastronomias e algumas lojas de compras, por ser feriado de carnaval as lojas de compras estavam fechadas, mas aproveitamos para almoçar por ali mesmo. Apesar de muito próximos os preços do restaurantes e lanchonetes variam, não custa nada dar uma andada atrás do melhor custo-benefício!


Rua 24 horas | foto por @beaviaja

   Em 2011, a RUA 24H passou por uma reinauguração, pois antes desse data a região passou por inúmeros problemas, junto com ás 24 horas de funcionamento também vieram problemas com usuários de drogas e reuniões de jovens grupos rivais como os "skinheads", prostituição, mendigos, roubos, brigas entre frequentadores. Porém em 2011 a Prefeitura de Curitiba tomou as providências de reformar o local e alterar as regras de funcionamento!

  Por esse motivo a Rua 24 horas, trata-se apenas de um nome famoso que na realidade funciona das 9h às 22 horas.

Horário: Das 9h às 14h.
Local: Rua Visconde de Nácar, s/n - Centro, Curitiba - PR
www.rua24horas.com.br/

    Quer sair do bairro onde está hospedado e ir direto para a Rua 24 horas?
🚃 Com ônibus: As linhas do biarticulado Centenário / Campo Comprido, Curitiba / Campo Largo, Circular Centro, Cristo Rei, Detran / Vicente Machado , Rua XV / Barigui param na mesma quadra da Rua 24 horas. Nas proximidades existem ainda as Praças Osório e Rui Barbosa, ondem param diversas outras linhas de ônibus.
Para nós turistas, a Linha Turismo e o ônibus Aeroporto Executivo param na frente da 24 horas.
🚃 De Carro: A Rua 24 horas fica próxima de importantes vias da cidade, e é de fácil acesso para carros. As principais vias que levam à 24 horas é a Avenida Vicente Machado, Avenida Sete de Setembro, Rua Brigadeiro Franco e Desembargador Motta.
       A Rua 24 horas não conta com estacionamento próprio, mas em seu entorno existem vagas rotativas na rua (Permanência máxima de 2 horas) e diversos estacionamentos particulares.

Segunda-Feira, 04/03 - Parque Tingui, Memorial Ucraniano, Parque Tanguá, Museu do olho, Ópera de Arame e Jardim Botânico.

      O segundo dia nós passeamos de carro, já que os pontos turísticos eram mais distantes um ao outro.





✪ Parque Tingui 
      O nome do parque é uma homenagem ao povo indígena que primeiro habitou a região de Curitiba. Os tinguis eram índios combativos, hábeis na execução de armas e utensílios de pedra. Orgulhosos de sua ascendência, tinham um belo porte, daí o nome tingui significar "nariz afinado"
    Assim como os vários parque de Curitiba, o Parque Tingui faz parte de um projeto de preservação ambiental, alternando pistas de caminhada, paisagens de lagos, pontes e mata nativa, percorridos ao lado do Rio Barigui. É uma conexão imediata e praticamente "mágica" com a natureza.


✪ Memorial Ucraniano
     Há alguns metros de carro, mas ainda dentro do Parque, existe um acesso ao  Memorial Ucraniano, onde está implantada a réplica de uma igreja ucraniana onde são realizados eventos culturais e exposições.

Memorial Ucraniano | @beaviaja

    Na entrada já fomos recebido com um jardim maravilhoso de flores avermelhadas, atravessando o portal o Memorial abriga palco, portal, mirante, bela lojinha (estava fechada, não soubemos o motivo) e os belissímos campanário, baseados no estilo que caracterizam as construções da Ucrânia, de caráter histórico/cultural, homenagem à influência da cultura ucraniana na história de Curitiba.
    Lembrando que tanto o Parque Tingui quanto o Memorial possuem acesso gratuito!

Localizado: Entre as ruas Rua Fredolin Wolf e José Valle, ao longo do Rio Barigui.
Horário: Terça a domingo das 10 às 18 horas.
Local: Rua Visconde de Nácar, s/n - Centro, Curitiba - PR

    Quer sair do bairro onde está hospedado e ir direto para o Memorial Ucraniano?
🚃 Com ônibus: Algumas linhas de ônibus passam a cerca de 300 metros da entrada do parque. São as seguintes: Raposo Tavares / Bracatinga / Fredolin Wolf
   Todas essa linhas partem da Travessa Nestor de Castro, próximo a Catedral Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. A Linha Turismo faz parada em frente ao Memorial Ucraniano.


✪ Parque Tanguá 
      Pensa em uma visão incrível, não canso de dizer que Curitiba me surpreendeu!! O parque Tanguá foi inaugurado em 1996, por muito pouco não se tornou uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial. Depois que desativaram a pedreira, o local foi destinado para a construção da usina. Ainda bem que o projeto não foi efetivado, sendo assim sua beleza surpreende até hoje! Ele possui uma área de 235 mil m², antigamente formava um complexo de pedreiras.
Parque Tanguá, O parqu mais bonito de Curitiba | @beaviaja
   É possível dizer que o "circuito" do parque se divide em dois, a parte da superior e a parte de inferior;

   Parte Superior:
   Na entrada do parque a recepção é feita pelo Jardim Poty Lazzarotto, e um belo Jardim Francês. Lugar preferido de turistas e fotógrafos. Subindo as escadarias das torres é possível ter uma visão praticamente panorâmica do parque, uma cachoeira artificial que deságua embaixo de nossos pés podendo ser vista através do chão, já que ele é "vazado" formado por grades metálicas.

guia.gazetadopovo.com.br

   Parte Inferior:

   Na parte de trás você fica cara a cara com a cascata, lugar é simplesmente maravilhoso, possui um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou a pé, mas deve ser agendado e com a supervisão de um guia.

 Localizado: Segunda a segunda, 8h às 19h
 Rua Oswaldo Maciel, 97, Taboão, Curitiba-PR

     O Parque Tanguá possui um quiosque como opção para almoçar, mas decidimos seguir caminho (e procurar uma opção bais barata). Nosso próximo ponto era o MON, Museu Oscar Niemeyer, o conhecido como Museu do Olho. 
    De frente para o Museu existem vários restaurantes e café, mas o Dom Oscar nos chamou mais atenção.
    
✪ Dom Oscar Gastronomia
      Um restaurante aconchegante, com funcionários super simpáticos, a promoção do dia era, almoço por R$39,99 quilo kg, ou R$29,99 por pessoa á vontade. Para quem come menos, a escolha de R$29,99 é a mais sábia, claro!
      O buffet contava com tudo, desde o básico arroz e feijão, carnes, linguiças e frango, não deixava a desejar nas massas e saladas, suco de máquina à vontade, e para a sobremesa frutas, bolos ou pudins. 
Dom Oscar Gastronomia
Localizado: Segunda a segunda 12:00 – 15:00, 16:00 – 20:30.
Rua Marechal Hermes, Curitiba-PR

     E ali estávamos exatamente em frente ao,
✪ Museu do Olho - Oscar Niemeyer  
    Ao final de um almoço maravilhoso fomos conhecer o MON, que infelizmente estava fechado, como eu disse no início do roteiro nossa viagem foi feita durante o feriado de Carnaval portanto alguns pontos conhecemos só por fora. Mesmo assim fomos lá conhecer o "patio" e tirar algumas fotografias!

{imagem}

Localizado: R. Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba

Quer sair do bairro onde está hospedado e ir direto para o Memorial Ucraniano?
🚃 Com ônibus: Estação Tubo (Assembleia) – R. Prefeito Rosalvo G. Mello Leitão  -  Estação Tubo    -    Estação Tubo Museu Oscar Niemeyer – R. Marechal Hermes   -   Ponto R. Marechal Hermes    -    Ponto R. Manoel Eufrásio    -     Linha Turismo

🚃 Carro:


✪ Ópera de Arame
    Conhecemos a tão sonhada Ópera de Arame. Como todo ponto turístico bem famoso, estava um tanto cheio mas nada que atrapalhasse a beleza do local. A Ópera foi inaugurada em 1992, na abertura do I Festival de Teatro de Curitiba – estreou com o espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão, de Shakespeare, numa montagem do diretor Cacá Rosset.

{imagem}

      A estrutura da Ópera é formada por tubos de aço e vidro, na parte inferior possui um restaurante e café, Ópera Arte, conhecido pela iluminação sofisticada, um cardápio de muito requinte e a possibilidade de assistir a um show ao vivo, do palco flutuante.
     Destaque também para a Parede da Fama em que há placas relembrando importantes shows realizados no Parque das Pedreiras, Nomes como Paul McCartney, Tom Jobim, Chico Buarque e Roberto Carlos são alguns dos espetáculos que já passaram pelo local.

     QUANTO CUSTA CONEHCER A ÓPERA DE ARAME?! Sim, é necessário pagar para entrar, desde Setembro de 2018 independente se houver ou não shows, a entrada é paga. A entrada custa R$ 10,00 a inteira e R$ 5,00 meia. A meia entrada é válida para estudantes, moradores de Curitiba, idosos e clientes Bradesco!!!!

    Em breve a Ópera abrigará o Primeiro teleférico de Curitiba!!

Localizado: R. João Gava, 970 - Abranches, Curitiba - Complexo do Parque das Pedreiras.
Horário de funcionamento: Segunda a domingo: das 10h às 18h

✪ Jardim Botânico 
     Admirado e popular entre os turistas o último de nossos destinos foi o Jardim Botânico.

{imagem}

 Localizado 

Terça-Feira, 05/03 - Estrada da Graciosa, Morretes, Antonina, Ponta da Pita e mais
     
    Na hora da volta prolongamos a viagem conhecendo um pouco mais pelas estradas...
✪ Graciosa
    D

   A

✪ Morretes
    a.

✪ Antonina
     S

✪ Ponta da Pita em Antonina
    B

✪ Registro
    A


Viajou e seguiu alguma dessas dicas ou tem novas dicas?! Compartilha com a gente aqui nos comentários! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário