Visitando Eva Péron no Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires - Argentina - Enquanto Isso | @beaviaja

Breaking

terça-feira, 10 de março de 2020

Visitando Eva Péron no Cemitério da Recoleta, em Buenos Aires - Argentina


 Digamos que fazer um passeio em um cemitério é bastante esquisito, mas em nosso 4º dia em Buenos Aires, fizemos um passeio um tanto diferenciado, visitar o Cemitério da Recoleta, um cemitério cheio de peculiaridades, histórias e uma arquitetura bastante curiosa, já que os túmulos desse cemitério são verdadeiras obras de arte!


      Cemitério da Recoleta foi inaugurado em 1822, e é reconhecido como uma das necrópoles mais bonitas e mais visitadas do mundo - necrópole: (do grego "cidade dos mortos") - sendo a primeira necrópole pública de Buenos Aires.

Robert Harding | High Quality Stock Photos of "la recoleta cemetery"

Arquitetura

       Foi construído em 1822 como o primeiro cemitério público de Buenos Aires. O local escolhido foi o antigo jardim da Congregação Franciscana, bem ao lado do centro artístico e espiritual Basílica de Nuestra Señora del Pilar, onde compramos uma das lembrancinhas da Argentina. Outra dica é aproveitar a manhã ou tarde e visitar os dois locais.

      O nome "Recoleta" é uma analogia ao convento dos monges recoletos. O bairro tornou-se um dos mais imponentes e caros da cidade de Buenos Aires, por consequência do Cemitério, sua arquitetura neoclassicista foi desenhada pelo engenheiro francês Próspero Catelyn, que fez questão de incluir em sua obra símbolos e manifestos que chegam a dar um certo arrepio!
foto por Vida de Manu
    O pórtico da entrada principal é formado por quatro colunas em estilo dórico grego. Duas inscrições em latim podem ser lidas na parte superior. Do lado de fora, a frase Requiescant in pace (Descansem em Paz). Do lado de dentro, Expectamus Dominum (Esperamos ao Senhor).



        Em seu interior, são abrigados magníficos mausoléus e abóbadas obras de importantes arquitetos, adornos e esculturas talhados em mármores. Mais de 90 abóbadas foram declaradas Monumento Histórico Nacional pelo IPHAN. A cultura de fazer mausoléus extremamente valiosos esta no fato de que as famílias disputavam para "mostrar que possuíam mais dinheiro".

foto por ArchDaily


CELEBRIDADES DO RECOLETA

    As visitas ao cemitério não ocorrem apenas por seu atrativos arquitetônicos, mas também por conta das diversas personalidades célebres que foram enterrados no local, como

  • Agustín Pedro Justo - 21º Presidente da Argentina, 
  • Arturo Umberto Illia - 32º Presidente da Argentina, 
  • Federico Lacroze - criador da Estação Ferroviária de Buenos Aire
  • Luis Federico Leloir - bioquímico, ganhou Prêmio Nobel 
  • Silvina Ocampo - Poeta, tradutora e escritora
  • Luis Ángel Firpo - pugilista argentino, que foi campeão sul-americano dos pesos-pesados

   Dentre as personalidades enterradas no Cemitério do Recoleta figuram 19 presidentes argentinos, 2 ganhadores do Prêmio Nobel, escultores, artistas, escritores, líderes políticos, esportistas e empresários
   Porém a sepultura mais visitada é de Eva Perón (Evita).

Túmulo de Eva Perón Duarte

    María Eva Duarte de Perón, mais conhecida como Evita, foi uma atriz e líder política argentina. Aos 16 anos, decide seguir a carreira artística e muda-se sozinha para a capital argentina. Evita chega a estrear nos cinemas, radionovelas e Teatros. Casa-se com Juan Domingo Perón, então vice-presidente da Argentina e ministro do Trabalho e da Guerra, quando Perón é preso por militares descontentes com sua política, Eva Duarte organiza comícios populares que forçam as autoridades a libertá-lo.
     Evita conquista o apoio da população pobre, na maioria migrantes de origem rural a quem ela chamava de "descamisados", e morre aos 33 anos, de câncer de útero.

foto por @beaviaja

foto por @beaviaja

    COMO ENCONTRAR EVITA PERON? Realmente, em meio há tantos mausóleos pode ser complicado achar um específico, portanto aqui vai a minha dica:
    Assim que entrar, ao lado esquerdo, tem um mapa com a localização dos mausoléus das personalidades mais importantes do país, tire uma foto do mapa, pois isso facilitará a localização dos túmulos depois!  Para quem procura somente pelo túmulo de Evita (simples e de difícil localização), encontre na relação de nomes por "Duarte, Maria Eva" é o nº 88 no mapa.





Lendas e Curiosidades:


     O Cemitério da Recoleta, obviamente, guarda muitas histórias curiosas e uma delas eu conte lá no meu instagram @beaviaja.
    A história de Liliana Crociati, que faleceu durante sua lua de mel nos Alpes austríacos e, no mesmo dia, seu cachorro morreu em Buenos Aires!!! Os pais construíram uma abóbada onde reproduziram o dormitório dela e colocaram sua escultura na entrada, luzindo seu vestido de noiva com o qual foi sepultada e acompanhada por seu inseparável cachorrinho. Dizem que dá sorte passar por lá e tocar no nariz do cachorro dessa bela escultura! Você tocaria?!
 

    Se quiser ler outras lendas e curiosidade do Cemitério da Recoleta, leia "OS SEGREDOS E LENDAS no Cemitério da Recoleta"



COMO CHEGAR NO CEMITÉRIO DA RECOLETA:


  • Linhas de ônibus: 17, 61, 62, 67, 92, 93, 10, 37, 38, 41, 59, 60, 95, 101, 102, 108, 118, 124, 130.
  • A pé: da Praça San Martín e Rua Florida caminhar pela Avenida del Libertador 10 quarteirões.


VIAJE MAIS!





Nenhum comentário:

Postar um comentário