Tarjeta BIP | BIPCard | Cartão BIP: O "bilhete" de ônibus e metro em Santiago - Chile - Enquanto Isso | @beaviaja

Breaking

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Tarjeta BIP | BIPCard | Cartão BIP: O "bilhete" de ônibus e metro em Santiago - Chile

    Se movimentar no Chile tem várias opções, mas objetivo principal da minha família é a economia, e a melhor opção para gastar menos em Santiago, é usar o metrô e o ônibus, apesar do táxi não ser caro, comparado ao Brasil. 



Imagem: publimetro.cl

   Por lá não existe como andar de ônibus e metrô sem a Tarjeta BIP, pois não há cobrador e o motorista não vende a passagem. O ônibus é importante para te levar a locais onde o metrô não chega e também à noite quando o metrô já fechou. 
    Esse "passe de ônibus" foi muito importante para minha viagem, então trouxe uma explicação de como funciona, onde acha e etc!

O que é Tarjeta bip

    A Tarjeta bip é um cartão de transporte e o meio oficial de pagamento de metrô e ônibus em Santiago do Chile.  A cada viagem, quando você passa seu cartão no validador, será descontada a quantia correspondente a tarifa daquele horário e você confere o saldo na tela.

Quanto Custa

     A mais recomendada para os turistas que vão passar pouco tempo na cidade e a mais usada no Transantiago é a tarjeta bip! portador que custa, apenas o cartão, CLP 1.400 (em Setembro de 2014). Depois você deve fazer a recarga. Um detalhe: sendo ao portador, caso você perca o cartão, não poderá bloqueá-lo e perderá seu precioso din din, como me aconteceu em Londres. Um preju desnecessário. Por isso, guarde bem sua tarjeta!

Onde comprar e fazer a recarga

    Você encontra a tarjeta bip! nas bilheterias (boleterias) das estações de metrô, nos Puntos bip (comércios parceiros) ou nos Centros bip da cidade, onde também é possivel fazer a recarga. A carga mínima é de CLP 1.000 e a máxima de CLP 25.000 por cartão.
O site possui um localizador de pontos de recarga chamado Buscador Lugares Carga. Você insere a sua localização e o site te mostra no mapa o local mais próximo.
Além disso, você encontra também as máquinas para carga nas estações.

Como ver o saldo

    Quando você passa o cartão no validador, depois de descontar a quantia do trajeto, vai aparecer o saldo, como você pode ver na minha péssima foto, abaixo! rs
Mas se você não se lembrar, basta acessar o site Saldo Tarjeta bip e inserir o número do seu cartão.

Viagem de Emergência

   Caso o seu cartão esteja com saldo insuficiente e você precise se locomover, poderá fazer uma – e apenas uma – viagem integrada de emergência por conta da sua próxima recarga. Ou seja, você viaja mesmo não tendo saldo no cartão e quando for fazer a recarga, o valor correspondente será descontado. Este benefício não funciona para o metrô, apenas para os ônibus da Transantiago e possui horários específicos:

  • Segunda a Sábado entre 21:00 e 09:00 do dia seguinte
  • Domingos e Feriados entre 14:00 e 09:00 do dia seguinte


Tarifas

   Com a Tarifa Integrada você pode viajar durante 2 horas (120 minutos), desde o início da primeira etapa da viagem ou o primeiro bip, com um máximo de 2 transferências e, somenete uma delas, pode ser com o metrô. Os valores variam de acordo com os horários. Veja, abaixo, as combinações possíveis e os valores correspondentes.


E para finalizar, uma foto minha na Estación Los Heroes:



Atenção: estas são as tarifas vigentes a partir de 1° de setembro de 2014. Para conferir as tarifas atualizadas você deve, antes de sua viagem, acessar o site Tarjeta bip ou Transantiago para conferir a atualização de preços.

Fonte: https://viajantesolo.com.br/chile/santiago/tarjeta-bip-seu-passe-de-transporte-em-santiago



Nenhum comentário:

Postar um comentário