Estresse é uma palavra que entrou sem dó no vocabulário dos brasileiro, seja no trabalho, escola, internet, com a família e etc, estamos sempre suscetíveis ao estresse que em geral é uma resposta do organismo (física ou mental) ao esforço extremo, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. Essa resposta libera uma série de reações químicas no seu organismo, o que provoca reações fisiológicas. Conheça os sinais e sintomas do ESTRESSE
DORES: Expressões como "Minha família está me dando dor de cabeça", se tornam cada vez mais fundamentadas.
- Dores de cabeça; caracterizada por uma sensação de peso
- Enxaqueca; ocorre uma dor pulsante que geralmente se foca em apenas um lado da cabeça
- Dor no peito;
- Problemas cardíacos;
- Hipertensão;
- Enfarte;
- Derrame;
Ganho ou perda de peso: Aliviar o nervoso comendo exageradamente ou deixar de comer por conta da ansiedade são acontecimento recorrente, porém quando o quadro se agrava a pessoa pode desenvolver compulsão alimentar.
- Mudança de apetite;
Cansaço físico: A tensão se prolonga por dias e noites, sendo assim não é possível ter a sensação de descanso mesmo após horas de sono
- Sensação de desgaste constante;
- Tensão muscular;
- Alteração de sono (dormir muito ou pouco);
- Cansaço; Insônia;
Doenças de pele e cabelo: Quando a liberação de hormônios, como o cortisol (para ajudar o organismo a controlar o estresse), está desregulada.
- Problemas de pele;
- Psoríase;
- Vitiligo; em pessoas com predisposição genética
- Herpes;
- Queda anormal de cabelo;
Hábitos inconscientes:
- Hábitos nervosos, como roer as unhas;
- Bruxismo; Ranger de dentes
- Pensamentos acelerados;
Perda de libido: o esgotamento, faz com que a pessoa fique sem disposição e evite ter relações sexuais. No caso dos homens, o estresse pode causar dificuldade na ereção.
Sensação de abandono e solidão: o estresse faz com que a pessoa entre em um estado de impulsividade e desconforto em diversas situações, fazendo com ela prefira isolar-se, e com isso sinta-se "abandonada".
- Alterações de humor;
- Falta de interesse pelas coisas;
- Crises de pânico;
- Isolamento social;
- Mau humor;
- Irritação;
Emoções instáveis e acentuadas: cada pessoa possui uma forma de canalizar seu estresse, algumas "explodem" sua raiva, outras choram, de qualquer forma as emoções ficam a flor da pele, podendo se agravar e tornar transtornos seríssimos.
- Preocupações excessivas e constantes;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Agitação;
- Tristeza;
- Angústia;
- Medo;
- Dificuldade de tomar decisões;
- Sensação de perda de controle.
- Insatisfação com a vida;
Resfriados frequentes: a diminuição da imunidade que possibilita resfriados ou mesmo sintomas isolados de problemas respiratórios, como as tosses em pequenos espaços de tempo.
- Constipação;
- Asma;
- Náuseas e tonturas;
A partir de agora fique atento a esses sinais e às suas cargas de estresse, todos esse sintomas e sinais podem acarretar problemas maiores! Algumas informações do post foram retiradas do site Viva Bem - UOL, e em breve voltarei ao blog com tudoo! (Nas férias)
Beijos e até a próxima ♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário